O projeto ocorre com a E M E F de Campo do Meio (diretora e professora – Márcia da Silva Farias) e a E M E F Bárbara Heleodora (diretora e professora Maria Cristiane Alflen de Azevedo), a proposta é uma iniciativa das comunidades em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Duas vezes por semana os alunos das duas escolas se juntam e o trabalho acontece no contra-turno, coordenado pela professora Márcia da Silva Farias.
Na E.M.E.F. de Campo do Meio (terça-feira) os alunos trabalham com o cultivo da horta ecológica, cujas práticas baseiam-se nos princípios da agricultura biodinâmica, natural e orgânica.
Esse trabalho visa resgatar saberes antigos e implementar novas técnicas de cultivo que possam contribuir para a saúde e bem estar .
São realizadas atividades na horta escolar, construída em parceria com as comunidades envolvidas no projeto, através da ação de professores, alunos, pais e de apoio técnico da Secretaria municipal de agricultura e meio ambiente.
Na localidade de Lajeadinho, onde está localizada a E.M.E.F. Bárbara Heleodora o projeto trabalha (quinta-feira) na criação de um Relicário - museu rural . O Relicário está sendo organizado em uma casa antiga emprestada pelo Sr. Adolfo Reinheimer. Nesta temática contamos com o apoio técnico do Serviço do patrimônio histórico, artístico e cultural de Montenegro (SEPAHC).
Esta proposta visa resgatar aspectos históricos e culturais das comunidades rurais, pois é conhecendo o passado que podemos compreender o presente e projetar o futuro.
Nesta casa professores, alunos, pais e comunidade em geral poderão percorrer o passado, através da seleção de objetos, móveis e equipamentos antigos significativos a vida do meio rural.
O trabalho iniciou-se em março de 2008, com 15 alunos (entre 06 a 11 anos). Em abril as escolas e os pais construíram a horta, que atualmente já está produzindo verduras, legumes, temperos e chás que são consumidos no almoço dos alunos, já nestes dois dias eles almoçam na escola. Estamos também estudando as propriedades destes alimentos e preparando alimentos com receitas alternativas.
No relicário durante estes meses realizamos estudos preparatórios sobre a importância dos fatos históricos para a comunidade e sobre o que é um museu. Também pesquisamos e trabalhamos sobre a história da casa onde será organizado o relicário. Agora já estamos coletando os objetos e móveis antigos, nas próximas semanas estaremos montando o relicário, quando iremos desenvolver diversas atividades com os alunos. A comunidade pode fazer doações para nosso relicário. Os objetos são registrados com o nome do doador.